PROFESSORES, PRECISAMOS DE NOS CONHECER
A importância das relações em contexto escolar
Este projeto decorreu no ano letivo 2018/19, focando-se nas dinâmicas relacionais professor-aluno. Foi criado com o objetivo de aprofundar algumas das recomendações partilhadas pelos Prós no ano letivo anterior (“os Professores marcam, fazem a diferença”; “O início de muitas soluções: conhecermo-nos melhor”) e como resposta ao apelo lançado pelo Secretário de Estado da Educação para procurarmos compreender de que forma a dimensão relacional contribui para a Educação. Neste projeto, realizámos sessões de auscultação e grupos de trabalho com os Prós e a comunidade escolar, em escolas de diversas regiões do país e com o apoio dos respetivos municípios. Como resultado deste projeto, foi produzido um novo caderno com recomendações dos Prós sobre o que contribui para professores e alunos se conhecerem melhor, sentindo-se mais seguros e motivados. Entre setembro e novembro de 2019, realizámos três conferências em Lisboa, Figueira da Foz e Moura com o tema “A importância dos afetos na relação Professor – aluno”, onde foi divulgado o novo caderno e o conhecimento dos Prós, sendo também recolhido feedback dos profissionais e decisores envolvidos ao longo do projeto.
Produtos do projeto|