“MAIS QUE UM PROJETO,
O COMPARTE É UMA FAMÍLIA.”
– Pró da Educação
Trabalhamos em colaboração com todos os intervenientes dos sistemas.
Funcionamos como uma família, em que, o contributo dos Prós, dos Decisores, dos Profissionais,
da Equipa, dos Parceiros e dos Amigos, é fundamental.
PRÓS
Prós são especialistas, pela sua experiência enquanto utilizadores, em saber o que melhor funciona e o que pode ser transformado nos sistemas que integram, uma vez que os vivem por dentro e sentem o impacto do seu funcionamento. Atualmente, trabalhamos com jovens entre os 13-25 anos e com pessoas refugiadas, requerentes de asilo ou beneficiárias de proteção subsidiária de todas as idades. Envolvemos Prós do país inteiro e criamos momentos onde cada pessoa pode partilhar as suas ideias e encontrar soluções em colaboração direta com decisores e profissionais. Os Prós mantêm uma relação de proximidade e confiança com a equipa do ComParte e contribuem para a criação de conhecimento, para o desenho de projetos e para a organização de atividades.

DECISORES
Decisores são as pessoas responsáveis por tomar decisões e pelas políticas dos sistemas que os Prós integram.
Ao reconhecerem a importância das experiências e sugestões dos Prós, os decisores abrem-se a uma fonte de informação única, essencial para o desenvolvimento de políticas e soluções adaptadas à realidade no terreno. Nesta interação, os decisores encontram também uma oportunidade para explicar as suas posições e decisões, contribuindo para um clima de colaboração e valorização mútua. É nesta reciprocidade que assenta a riqueza da partilha que promovemos.
Atualmente, trabalhamos com decisores a nível local e nacional, nas áreas da Educação, da Juventude e da Integração de Pessoas Refugiadas.

“Já tive vários momentos a ouvir jovens mas nunca tinha estado num encontro destes em que a dimensão relacional viesse tanto para cima da mesa."
João Costa (atual Ministro da Educação)

“Procurar compreender a realidade, a partir da participação cívica e da voz ativa de quem nela está profundamente envolvida, é a inspiração que o ComParte nos traz e que só nos pode deixar fascinados e gratos."
Decisor, Integração
PROFISSIONAIS
Profissionais são as pessoas responsáveis pela execução de medidas e políticas no terreno, em relação direta com os Prós.
Ao terem a oportunidade de ouvir e integrar as recomendações e experiências dos Prós, bem como de colaborar para a identificação de respostas participadas, adquirem conhecimento útil que permite realizarem o seu trabalho de forma mais eficaz.
.jpg)

EQUIPA
A equipa é mais uma peça muito importante da rede de colaboração em que assenta o ComParte, tendo um papel de facilitadora de contextos de participação que se baseiam em relações de qualidade e confiança. Assim, a equipa dinamiza processos de auscultação de Prós, sistematiza o seu conhecimento e facilita momentos de partilha e de colaboração entre Prós, decisores e profissionais.

Da psicologia à arte, com um percurso que passa pela intervenção sistémica familiar e comunitária, está com o ComParte desde o início. A ligação aos jovens e a busca por diferentes formas de expressão são os denominadores comuns das experiências que mais a inspiram!
Bruna Alves
Coordenação das Áreas de Educação e Juventude
Teresa Sopas Soares
Gestão de Projetos
.png)
Estudou engenharia, mas percebeu que gosta muito mais de pessoas do que de máquinas. É apaixonada por educação e por projetos sociais e comunitários e teve a sorte de conhecer vários em diferentes países. Adora perder-se nas ruas do Porto e sentir-se turista na sua cidade.

Apaixonada por pessoas e as suas histórias, acredita que a partilha é um potente portal de mudança através do entendimento do outro. Canhota orgulhosa, adora ligar-se aos outros e descobrir os seus mundos.
Marta Trindade
Coordenação da Área da Integração
Abdourahamane Diaby
Pró na Equipa na Área da Integração

Depois de experienciar a migração forçada e os desafios socioculturais do acolhimento, integração e cidadania num novos país, dedicou-se a apoiar pessoas e projetos que trabalham para melhorar funcionamento do sistema destinada a pessoas migrantes e refugiados. Novas receitas culinárias e musicais são sempre bem-vindas.
.jpg)
Movido por sonhos que realizam transformações profundas. Sensível a temas como inclusão social e envolvimento comunitário. Atraído por ações sistémicas. Passou pelas Ciências Sociais, Psicologia e tem muito gosto por assuntos que envolvam boas práticas de comunicação.
Fabricio Reis
Sustentabilidade

Fez uma viagem às letras e às ciências, parando na psicologia. É apaixonada pelas artes, como a pintura, a dança, a fotografia e o cinema. Acredita que o superpoder dos humanos é a sua capacidade de ser vulnerável. As questões sociais mexem com o seu íntimo e acredita em soluções sistémicas.
Marta Damásio
Estágio curricular de Psicologia
.png)
Orientada para o lado humano e emocional da vida, acredita que é possível mudar estruturas e fazer a diferença sem usar fato e gravata. Estudou sociologia e políticas públicas, mas ainda tem muito para aprender. Adora viajar, é apaixonada por música e entusiasta de cães de loiça.
Ísis Capucha
Gestão de Projetos

Estudante de Psicologia, com grande interesse nas áreas social e comunitária. Tem um gosto peculiar pela investigação e análise de dados. Adora livros, cães e nunca ganha no jogo do galo.
Mariana Pedroso
Estágio curricular de Psicologia
Temos vindo a contar com o contributo fundamental das co-fundadoras do ComParte enquanto Consultoras de Metodologia (Carmo Coutinho, Margarida Alpuim, Maria Minas ), do Emanuele Siracusa pelas suas fotografias que retratam memórias, do João Garrinhas a dar vida aos nossos eventos e atividades com fotografias e vídeos, do Manuel Barbosa de Melo a trazer design e forma aos nossos Cadernos.
Para sempre, uma homenagem à nossa querida Mariana Colaço que nos fez crescer o coração de amor e que nos deixou tantos legados de cuidado, dedicação e entrega.

PARCERIAS
A nossa missão assenta num trabalho de parceria com várias organizações que partilham propósitos comuns e metodologias complementares. Estabelecemos relações de confiança e de valorização mútua, geradoras de benefícios coletivos.
OS AMIGOS
Contamos ainda com uma extensa rede de amigos que, de maneira informal, vão contribuindo para a contínua construção e melhoria do ComParte, com sugestões, ideias, marcando presença e apoiando o projeto de diversas formas.
