Publicações

Esperamos que estas publicações sejam uma ferramenta de trabalho útil e inspiradora!
É muito importante percebermos o impacto e utilidade destes Cadernos e, para isso, deixamos o desafio de, depois de lerem/explorarem um/cada Caderno, partilharem o vosso feedback através deste questionário:

ComParte & Educação

“Será que isto é para mim? – O que leva os jovens a participar” é um Caderno desenvolvido no âmbito do 15\25 Participa, uma iniciativa em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Aqui, 51 Prós que fizeram parte do 15\25 Participa guiam-nos pelo que significa “ser jovem” e pelas preocupações e temas que os movem, bem como pela “Checklist da Participação”, um guia criado através das suas experiências e recomendações sobre o que resulta ao nível da participação.

“O início de muitas soluções? Conhecermo-nos melhor”: Este livro reúne experiências e recomendações de mais de 400 Prós da Educação sobre o impacto que a qualidade das relações gera na aprendizagem. Aqui, encontrará ferramentas muito úteis para reparar e fortalecer as relações entre adultos e jovens. Um caderno à espera de ser amplamente lido, posto em prática e partilhado, inspirando muitos professores e profissionais nas áreas da Educação e da Juventude em Portugal.

“Prós da Educação Inspiram”: Em 2018 foi publicado o primeiro caderno nacional com uma compilação das experiências e ideias dos 2643 Prós que participaram no Roteiro Cidadania em Portugal. Percorrer as 100 páginas de citações de Prós convida a fazer uma viagem à profundidade das suas recomendações. Um documento entregue ao Secretário de Estado da Educação e à Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e que tem inspirado Portugal.

Jovens ComParte nas Escolas Piloto: Em 2015 as ideias dos Prós chegaram à forma de publicações, tendo sido entregue um caderno a cada uma das escolas que participaram no projeto piloto, na zona de Lisboa. Assim, foram produzidas 7 publicações, envolvendo na totalidade 590 Prós da Educação, que foram desafiados a partilhar com a direção da sua escola a sua experiência sobre vários temas inerentes à educação.

“ComParte & Educação no Roteiro Cidadania em Portugal”: Em 2018 foram desenvolvidas 50 publicações, correspondentes ao número de escolas participantes no Roteiro Cidadania em Portugal. O contributo dos Prós da Educação chega assim às direções dessas escolas, num resumo que espelha o que os Prós partilharam nas sessões do ComParte.

ComParte & Integração

“Como é Começar o Zero?” é um caderno desenvolvido no âmbito da Fase I do projeto de Mapeamento Nacional, com o objetivo de retratar a experiência de acolhimento e integração de refugiados um pouco por todo o país. Retrata as experiências e recomendações de 60 refugiados e requerentes de asilo, residentes em Castelo Branco, Guimarães, Coimbra e Sintra, para decisores e profissionais locais e nacionais que trabalham para melhorar continuamente as estruturas de integração em Portugal.

No âmbito do Dia Mundial dos Refugiados em 2021, o ComParte ouviu os Prós da Integração sobre a sua perspetiva em relação a este dia, com o objetivo de entender o que significa para eles e como consideram que deve ser assinalado. Para tal, partiu-se da palavra “refugiado” e como se sentem quando são tratados assim. Esta publicação preliminar reúne as suas partilhas e reflexões, pretendendo inspirar profissionais e decisores que trabalham com pessoas refugiadas e que organizam atividades neste dia a fazê-lo de forma a que os refugiados sintam que este dia os representa.

O Impacto da COVID-19 na Integração e Acolhimento de Refugiados. Em 2020, como reflexo da pandemia da COVID-19, das medidas de distanciamento social implementadas pelas entidades locais e do respetivo impacto na dinâmica social, foi desenvolvido um Caderno, onde os Prós da Integração partilham a sua experiência, com foco nos desafios e reflexões emergentes neste contexto social, e apresentam ideias para facilitar a integração dos refugiados em Portugal.

Todos com parte na decisão no acolhimento e integração em Portugal – Câmara Municipal de Lisboa: Em 2018, na sequência do encontro entre os Prós da Integração, a Câmara Municipal de Lisboa e restantes parceiros do Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados em Lisboa (PMAR Lx) e o ComParte, foi desenvolvido um caderno, onde os Prós da Integração acolhidos através deste Programa dão a conhecer a sua experiência de integração em Portugal e apresentam ideias para facilitar o acolhimento dos refugiados em Portugal.

Todos com parte na decisão no acolhimento e integração em Portugal – SEF II: Em 2018 foi desenvolvido um caderno com o resumo das perspetivas dos Prós no que concerne ao processo de asilo. Este caderno foi desenvolvido no âmbito da colaboração com o SEF, sendo o segundo documento intercalar a ser partilhado com a direção.

Todos com parte na decisão no acolhimento e integração em Portugal – SECI e ACM: Em 2017, na sequência do encontro entre os Prós da Integração, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, o Alto Comissário para as Migrações e o ComParte, foi desenvolvido um caderno, onde os Prós da Integração dão a conhecer a sua experiência de integração em Portugal e apresentam ideias para facilitar o acolhimento dos refugiados em Portugal.

Todos com parte na decisão no acolhimento e integração em Portugal – SEF I: Em 2016, na sequência do encontro entre os Prós da Integração, a direção do SEF e o ComParte, foi desenvolvido um documento com recomendações dos Prós para a contínua melhoria do processo de receção e integração dos refugiados em Portugal.

Relatórios de Atividades

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