Projetos

Comparte & Educação

Na área da Educação, convidamos os jovens a partilhar as suas experiências e ideias sobre o que funciona e o que pode ser transformado na escola. Neste processo, os alunos reúnem diretamente com os decisores a diferentes níveis e o seu envolvimento é reconhecido como parte importante na construção de um sistema de educação a funcionar no seu melhor.

15\25 Participa
O 15\25 Participa é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em parceria com o ComParte, que resulta da vontade de ouvir e envolver jovens em momentos regulares de planeamento estratégico da Fundação, de forma a que as decisões tomadas contem com as experiências, perspetivas e recomendações de jovens beneficiários de projetos financiados pela Fundação.
Pensada num modelo de três fins de semana intensivos, foi adaptada ao formato online devido à pandemia, envolvendo um total de 51 participantes. Cada sessão trouxe aos participantes um novo desafio: moldagem de plasticina (“molda, com as tuas mãos, o teu dia-a-dia; o que te preocupa?”), decoração de caixas (“esta caixa é um projeto que adoras, o que está por fora? e por dentro?), apresentação de objetos do dia-a-dia (“traz um objeto para falar de quem és tu”) e da escrita de diários de bordo.
Ao longo do processo participativo, tornou-se evidente que as recomendações partilhadas tinham potencial para gerar impacto para lá da atividade da própria FCG, podendo inspirar várias áreas de intervenção no âmbito da juventude. Conheça os resultados do projeto.

Na área da Educação, convidamos os jovens a partilhar as suas experiências e ideias sobre o que funciona e o que pode ser transformado na escola. Neste processo, os alunos reúnem diretamente com os decisores a diferentes níveis e o seu envolvimento é reconhecido como parte importante na construção de um sistema de educação a funcionar no seu melhor.

Sintraés+
O projeto SintraÉS+, desenvolvido num consórcio com a Câmara Municipal de Sintra, desafiou o ComParte a dar resposta a um dos objetivos do projeto: a capacitação de profissionais, com recurso a ferramentas para fortalecer a integração de alunos migrantes nas escolas. Este objetivo surgiu como desafio destacado pelas Direções dos Agrupamentos Escolares de Sintra.
Entre novembro de 2019 e março de 2020, o ComParte participou num Fórum SintraÉS+ aberto ao público, realizou 5 sessões para professores de 3 Agrupamentos de escolas do concelho (momentos de partilha de “Conhecimento dos Prós”, onde os alunos deixaram recomendações e partilharam experiências de integração na escola) e desenvolveu 3 workshops para professores, onde foi promovida uma partilha de experiências em rodas de conversa, nas quais professores e alunos conversaram sobre a importância das relações na escola. Ao longo do projeto, o ComParte potenciou a difusão do “Conhecimento dos Prós” junto de vários professores em diferentes comunidades educativas de Sintra, fortalecendo a metodologia no que diz respeito ao trabalho de proximidade junto de profissionais. Conheça os resultados do projeto.

Professores, precisamos de nos conhecer
Este projeto decorreu no ano letivo 2018/19, focando-se nas dinâmicas relacionais professor-aluno. Foi criado com o objetivo de aprofundar algumas das recomendações partilhadas pelos Prós no ano letivo anterior (“os Professores marcam, fazem a diferença”; “O início de muitas soluções: conhecermo-nos melhor”) e como resposta ao apelo lançado pelo Secretário de Estado da Educação para procurarmos compreender de que forma a dimensão relacional contribui para a Educação. Foram desenvolvidas sessões de auscultação e grupos de trabalho com os Prós e a comunidade escolar, em escolas de diversas regiões do país e com o apoio dos respetivos municípios. Como resultado deste projeto, foi produzido um novo caderno com recomendações dos Prós sobre o que contribui para professores e alunos se conhecerem melhor, sentindo-se mais seguros e motivados (consultar). Entre Setembro e Novembro de 2019, foram realizadas três conferências em Lisboa, Figueira da Foz e Moura com o tema “A importância dos afetos na relação Professor – aluno”, onde foi divulgado o novo caderno e o conhecimento dos Prós, sendo recolhido feedback dos profissionais e decisores envolvidos ao longo do projeto.

The Future of Education and skills 2030 – OCDE
O ComParte e os Prós da Educação, a convite do Secretário de Estado da Educação, marcaram presença em reuniões de trabalho acerca do futuro da educação, em outubro de 2017, maio de 2018 e em outubro de 2018, em Paris. Nestas reuniões, graças ao contributo dos Prós da Educação, foi sendo cada vez mais reconhecido o fundamental papel dos alunos, na co-construção do conhecimento e recomendações (consultar).

Roteiro Cidadania em Portugal
Ao longo do ano letivo de 2016/2017 a equipa do ComParte, enquadrada no Roteiro Cidadania em Portugal, foi ao encontro de Prós da Educação de 50 escolas de todo país, para a ouvir as suas experiências e recomendações. Neste projeto participaram 2.643 Prós da Educação. O percurso envolveu 20 viagens, 20.600 Km’s, 50 Concelhos e a recolha de informação importante para o sistema da educação, através de muitos sotaques! No final deste projeto, 10 Prós partilharam os principais temas com o Secretário de Estado da Educação, João Costa, e com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino. Foi criado o caderno “Prós da Educação Inspiram”, que pode ser consultado aqui. O impacto deste projeto foi comentado pelo SEE, na Conferência “Eu quero ouvir os Prós da Educação”.

Na área da Educação, convidamos os jovens a partilhar as suas experiências e ideias sobre o que funciona e o que pode ser transformado na escola. Neste processo, os alunos reúnem diretamente com os decisores a diferentes níveis e o seu envolvimento é reconhecido como parte importante na construção de um sistema de educação a funcionar no seu melhor.

Micro-projetos: A experiência de alunos imigrantes e de alunos em risco de exclusão escolar
No ano letivo 2015/2016, o ComParte procurou aprofundar o conhecimento da experiência de grupos de alunos que enfrentam desafios escolares. Assim, a metodologia foi implementada com um grupo de alunos imigrantes da Escola Gama Barros e com turmas de alunos repetentes da Escola Pedro Alexandrino. Estes Prós revelaram aspetos muito importantes e que não tinham sido tão emergentes nas sessões do piloto e partilharam-nas diretamente com a direção das suas escolas.

Na área da Educação, convidamos os jovens a partilhar as suas experiências e ideias sobre o que funciona e o que pode ser transformado na escola. Neste processo, os alunos reúnem diretamente com os decisores a diferentes níveis e o seu envolvimento é reconhecido como parte importante na construção de um sistema de educação a funcionar no seu melhor.

Piloto
A atividade do ComParte começou com uma fase piloto no sistema educativo, no ano letivo 2014/2015. A fase piloto desenvolveu-se a nível regional, no distrito de Lisboa, testando a recetividade, potencialidade e pontos de necessária transformação da metodologia, a fim de preparar o caminho para a sua implementação numa escala nacional. Envolveu o desenvolvimento de sessões com os alunos em 7 escolas para ouvir a sua experiência acerca do que funciona e do que pode ser transformado na escola. Posteriormente foram realizados encontros entre alunos e direções das suas escolas, onde os Prós partilharam a sua experiência em relação a temas com impacto no seu desempenho escolar, apresentando ideias e sugestões de melhoria à direção das suas escolas. O impacto destes projetos foi relatado por Prós e professores em reuniões de feedback.


“Quando cheguei aqui pensei que não tinha nada para dizer sobre a educação, mas ao longo do dia descobri que temos muitas ideias.” -Pró


“Os alunos são os melhores professores de um professor.” -Decisora


“A minha vontade de estar envolvida no funcionamento da escola aumentou muito e em mim mesma houve uma grande mudança, principalmente na forma de me expressar. Agora sinto que faço parte da escola e sinto que faço a diferença.” -Pró


“Este projeto permitiu, de uma forma salutar e descontraída, expor as ideias dos alunos” -Decisora

Comparte & Integração

No ComParte & Integração contamos com a experiência, vivência e conhecimento daqueles que encontram refúgio em Portugal. Convidamos os Prós da Integração a refletir sobre o acolhimento e integração na sociedade portuguesa e contribuir para o seu contínuo desenvolvimento com proposta de ideias a entidades decisoras.

Mapeamento Nacional – Fase I

Em 2020, deu-se início ao projeto de Mapeamento Nacional que incide sobre as experiências de acolhimento e integração de refugiados e requerentes de asilo em vários municípios do país. A Fase I (julho a dezembro 2020) foi implementada nos municípios de Guimarães, Castelo Branco, Coimbra e Sintra e contou com a colaboração do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), através de apoio financeiro e estratégico. Neste projeto, contamos com o contributo dos Prós da Integração enquanto agentes ativos no desenvolvimento das estruturas que os acolhem, através da recolha das suas experiências e recomendações e respetiva partilha diretamente com decisores locais e nacionais, contribuindo para o desenho de processos de integração mais eficazes e inclusivos. Foi produzido o Caderno “Como É Começar do Zero?” que reúne as experiências e recomendações dos Prós envolvidos na Fase I do projeto (consultar), com os seguintes resultados.

O Impacto da COVID-19

Como reflexo da pandemia da COVID-19, das medidas de distanciamento social implementadas pelas entidades locais e do respetivo impacto na dinâmica social, o ComParte & Integração recolheu a experiência de mais de 20 Prós, com foco na sua experiência de integração e nos desafios e reflexões emergentes neste contexto social. No âmbito deste projeto, foram realizados encontros entre Prós da Integração e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), bem como com a Secretaria de Estado para a Integração e Migrações e o Alto Comissariado para as Migrações. Foi igualmente produzido um Caderno que reúne as experiências e recomendações dos Prós relacionadas com esta temática (consultar).

Mapeamento Local

Desde 2015, temos vindo a fazer sessões com Prós da Integração a residir na região da grande Lisboa, que partilham com a equipa do ComParte os aspetos mais positivos e aqueles que necessitam ser transformados no acolhimento e integração em Portugal. Até à data, recolhemos a experiência de mais de 210 refugiados e requerentes de asilo. No âmbito deste projeto, já foram realizados encontros entre Prós da Integração e a Direção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (ver feedback dos Decisores aqui), o Alto Comissário para as Migrações e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados, o Instituto da Segurança Social e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ao longo destes anos foram produzidos três cadernos com recomendações para as diferentes organizações Portuguesas (consultar).

Escolas Integração

Fomos aprender com a experiência dos Prós da Integração nas Escolas da Bobadela e das Olaias, no ano letivo 2014/2015. Nas sessões, conhecemos a experiência de integração de 55 jovens migrantes e refugiados. Depois de analisarmos a informação recolhida, os Prós partilharam com as direções das suas Escolas aspetos facilitadores e os desafios sentidos por todos, trazendo ideias para melhorar a integração de todos na Escola e em Portugal.


“Com o ComParte descobri o afeto Português e constatei a alegria da nova vida que estou a construir em Portugal. Obrigada por tudo.” -Pró (Costa do Marfim)


“Foi francamente estimulante e inovadora a forma como geriram este encontro, o que o tornou muito produtivo e enriquecedor. Agradeço esta oportunidade e teremos certamente mais formas de desenvolver a nossa cooperação no futuro.” -Decisora


“O mais importante é facilitar a vida dos refugiados novos pela forma menos formal… sem fronteiras.” -Pró (Palestina)