
Metodologia
A metodologia aplicada pelo ComParte tem por principal inspiração o trabalho desenvolvido pela organização norueguesa Fábrica da Mudança (ForandringsFabrikken), que nos acompanha e aconselha desde o primeiro momento.
A ação do ComParte organiza-se em três grandes fases:
1: Criar Relações de Confiança
A metodologia do ComParte assenta na criação de relações de confiança com Prós e com Decisores, as quais são aprofundadas ao longo de todas as etapas metodológicas. Esta etapa envolve atividades, tais como os ComPrós e os Retiros, que permitem o encontro e convívio entre os participantes, bem como a recolha do seu conhecimento.
2: Mapear o Conhecimento dos Prós
Esta etapa é composta por dois objetivos principais. Em primeiro lugar, ouvir a experiência dos Prós, através de Sessões e metodologias participativas (que podem ter lugar também nos ComPrós ou Retiros), onde recolhemos o seu conhecimento.
Em segundo lugar, após cada sessão, organizamos e analisamos a informação partilhada pelos Prós, de forma a identificar os temas mais relevantes. Esta análise conduz à sistematização das informações partilhadas pelos Prós em cadernos que são posteriormente entregues aos decisores competentes e disseminados.
3: Partilhar e Colaborar
Partilhar envolve por um lado, fazer chegar, na primeira pessoa, o conhecimento dos Prós a Decisores e à sociedade civil, através de: 1) Encontros entre Prós e Decisores, 2) Conferências em que os Prós assumem o papel de oradores e inspiradores, 3) Disseminação dos cadernos. Por outro lado, envolve partilhar o Feedback de Prós e Decisores acerca do impacto dos Encontros.
A metodologia concorre para o desenvolvimento de projetos de colaboração entre Prós e Decisores, onde trabalham em conjunto para construir soluções para o sistema. Esta fase envolve também a medição do impacto e dos resultados dos projetos de colaboração e a partilha de feedback com todos os participantes.
