“Mais que um projeto, o ComParte é uma família.” – Pró da Educação

Trabalhamos em colaboração com todos os intervenientes dos sistemas.
Funcionamos como uma família, em que o contributo dos Prós, dos Decisores, da Equipa, dos Parceiros e dos Amigos é fundamental.

Os Prós

Consideramos os cidadãos como Prós. São eles que vivem os sistemas por dentro e que sentem o impacto das decisões tomadas a diferentes níveis.

Assim, os Prós são especialistas em saber o que melhor funciona e o que pode ser transformado nos sistemas da sociedade a que pertencem, pela sua experiência enquanto utilizadores e participantes.

Atualmente, o ComParte trabalha com Prós na área da Educação (jovens/alunos) e da Integração (refugiados, beneficiários de proteção subsidiária e requerentes de asilo).

Focamo-nos na colaboração entre Prós e Decisores para a construção de sistemas a funcionar no seu melhor. Na Educação, ouvimos jovens do país inteiro e criamos momentos onde cada um pode partilhar as suas ideias e sugestões diretamente com os decisores. Na Integração, os Prós partilham a sua experiência de acolhimento e integração em Portugal e contribuem dessa forma para um sistema que se adapte às necessidades de cada um.

Os Prós mantêm uma relação de proximidade e confiança com a equipa do projeto e contribuem tanto para a organização de atividades como para a dinamização dos espaços da Casa ComParte.

Os Decisores

Os Decisores são especialistas em tomar decisões que visam a melhoria contínua das estruturas da sociedade por que são responsáveis, potenciando o bem-estar coletivo.

A relação de confiança e abertura com os decisores dentro de cada sistema da sociedade é um pilar da metodologia do ComParte.

Ao reconhecerem a importância das experiências e sugestões dos Prós, os Decisores abrem-se a testemunhos e informação de qualidade, essenciais no desenvolvimento de políticas adaptadas à realidade no terreno.

Nesta interação, os decisores encontram também uma oportunidade para explicar as suas posições e decisões, contribuindo para um clima de colaboração e valorização mútua. É nesta reciprocidade que assenta a riqueza da partilha que promovemos.

O ComParte trabalha com decisores a nível micro e macro nas áreas da Educação e da Integração.

“Já tive vários momentos a ouvir jovens, mas nunca tinha estado num encontro destes em que a dimensão relacional viesse tanto para cima da mesa.”

-Decisor, Educação

“Procurar compreender a realidade, a partir da participação cívica e da voz ativa de quem nela está profundamente envolvida, é a inspiração que o ComParte nos traz e que só nos pode deixar fascinados e gratos.”

-Decisora, Integração

As seguintes entidades receberam e integraram as experiências e recomendações dos Prós:

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
Alto Comissariado para as Migrações
Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro dos Direitos Sociais
CRESCER
Instituto da Segurança Social – Unidade de Desenvolvimento Social
Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade
Secretaria de Estado da Educação
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Serviço Jesuíta aos Refugiados
Estabelecimentos de Ensino

A Equipa

A equipa é mais uma peça muito importante desta rede de colaboração em que assenta o ComParte. Tem como principal propósito cultivar relações de qualidade e de crescente profundidade com Prós e Decisores, mediando também a interação entre estas partes.

Assim, a equipa do ComParte é especialista em fazer perguntas aos especialistas e em promover a sua colaboração, através da facilitação de encontros e modos de feedback construtivos.

Da psicologia à arte, com um percurso que passa pela intervenção sistémica familiar e comunitária, está com o ComParte desde o início. A ligação aos jovens e a busca por diferentes formas de expressão são os denominadores comuns das experiências que mais a inspiram!

Bruna Alves
Estratégia e Visão ComParte & Educação

Movida por causas de conexão social e colaboração, estudou psicologia e foi conhecer projetos sociais reconhecidos como boas práticas em Portugal e no mundo. O ComParte é um estilo de vida onde pode ser igual a si própria e concretizar sonhos de bem-comum.

Maria Minas
Metodologia, Parcerias e Comunicação

Apaixonada por pessoas e as suas histórias, acredita que a comunicação é um potente portal de mudança através do entendimento do outro. Canhota orgulhosa, está sempre pronta a ligar-se aos outros e a descobrir os seus mundos.

Marta Trindade
Estratégia e Visão ComParte & Integração

Licenciado em Direito, mas formado pelos escuteiros e pelos campos de férias, prefere uma boa conversa a estudar os códigos. O mais novo de quatro irmãos, foi-se safando por ser bem-disposto e despachado. Prefere subir montanhas do que descê-las.

João Melo
Conhecimento dos Prós, Equipa Educação

Gosta de casa cheia, de pessoas e de aprendizagens ao sabor de boas conversas. Adora o poder da música e da dança enquanto formas de conexão e relação. A energia vem da diferença dos dias, dos desafios constantes e da surpresa dos resultados.

Mariana Colaço
Gestão de Projeto

Movido por sonhos que realizam transformações profundas. Sensível a temas como inclusão social e envolvimento comunitário. Atraído por ações sistémicas. Passou pelas Ciências Sociais, Psicologia e tem muito gosto por assuntos que envolvam boas práticas de comunicação.

Fabricio Reis
Sustentabilidade

Maria Reis
Equipa Integração

Ísis Capucha
Estágio Profissional, Equipa Educação & Integração

Com a equipa, trabalham de forma regular três Prós:

Diaby
Pró da Integração

Rita
Pró da Educação

Bhoye
Pró da Integração e da Educação

Contamos ainda com o contributo fundamental de consultores e voluntários:

Margarida Alpuim Consultora metodologia
Ana Rita Caldeira Conteúdos Newsletter
Emanuele Siracusa Fotografia
Enamul Hoque Fotografia
João Garrinhas Fotografia e Vídeo
Tomás Nolasco Fotografia e Vídeo
Miguel Vilaça Carneiro (MVC Design) Design
Manuel Barbosa de Melo Design
Tiago Brito Website
Nuno Frazão Sustentabilidade

As Parcerias

A missão do ComParte assenta num trabalho de parceria com várias organizações que partilham propósitos comuns e metodologias complementares. Propomo-nos a estabelecer relações de confiança e de valorização mútua, geradoras de benefícios coletivos.

Print

Os Amigos

O ComParte conta ainda com uma extensa rede de amigos que, de forma informal, vão contribuindo para a sua contínua construção e melhoria com sugestões, ideias, marcando presença e apoiando o projeto de diversas formas. É por este motivo que na casa do ComParte temos uma parede da gratidão, onde reconhecemos o contributo de todos os que fazem parte da construção deste projeto!