“Mais que um projeto, o ComParte é uma família…” – Pró da Educação

No ComParte trabalhamos em colaboração com todos os intervenientes dos sistemas.
Funcionamos como uma família, em que o contributo dos Prós, dos Decisores, da Equipa, dos Parceiros e dos Amigos é fundamental.

Os Prós

Consideramos os cidadãos como Prós. São eles que vivem os sistemas por dentro e que sentem o impacto das decisões tomadas a diferentes níveis.

Assim, os Prós são especialistas em saber o que melhor funciona e o que pode ser transformado nos sistemas da sociedade a que pertencem, pela sua experiência enquanto utilizadores e participantes.

Atualmente, o ComParte trabalha com Prós na área da Educação (jovens/alunos) e da Integração (refugiados, beneficiários de proteção subsidiária e requerentes de asilo).

Focamo-nos na colaboração entre Prós e Decisores para a construção de sistemas a funcionar no seu melhor. Na Educação, ouvimos jovens do país inteiro e criamos momentos onde cada um pode partilhar as suas ideias e sugestões diretamente com os decisores. Na Integração, os Prós partilham a sua experiência de acolhimento e integração em Portugal e contribuem dessa forma para um sistema que se adapte às necessidades de cada um.

Os Prós mantêm uma relação de proximidade e confiança com a equipa do projeto e contribuem tanto para a organização de atividades como para a dinamização dos espaços da Casa ComParte.

Os Decisores

Os Decisores são especialistas em tomar decisões que visam a melhoria contínua das estruturas da sociedade por que são responsáveis, potenciando o bem-estar coletivo.

A relação de confiança e abertura com os decisores dentro de cada sistema da sociedade é um pilar da metodologia do ComParte.

Ao reconhecerem a importância das experiências e sugestões dos Prós, os Decisores abrem-se a testemunhos e informação de qualidade, essenciais no desenvolvimento de políticas adaptadas à realidade no terreno.

Nesta interação, os decisores encontram também uma oportunidade para explicar as suas posições e decisões, contribuindo para um clima de colaboração e valorização mútua. É nesta reciprocidade que assenta a riqueza da partilha que promovemos.

O ComParte trabalha com decisores a nível micro e macro nas áreas da Educação e da Integração.

“Já tive vários momentos a ouvir jovens, mas nunca tinha estado num encontro destes em que a dimensão relacional viesse tanto para cima da mesa.”

-Decisor, Educação

“Procurar compreender a realidade, a partir da participação cívica e da voz ativa de quem nela está profundamente envolvida, é a inspiração que o ComParte nos traz e que só nos pode deixar fascinados e gratos.”

-Decisora, Integração

As seguintes entidades receberam e integraram as experiências e recomendações dos Prós:

Alto Comissariado para as Migrações
Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro dos Direitos Sociais
Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade
Secretaria de Estado da Educação
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Instituto da Segurança Social – Unidade de Desenvolvimento Social
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
Serviço Jesuíta aos Refugiados
CRESCER
Estabelecimentos de Ensino

A Equipa

A equipa é mais uma peça muito importante desta rede de colaboração em que assenta o ComParte. Tem como principal propósito cultivar relações de qualidade e de crescente profundidade com Prós e Decisores, mediando também a interação entre estas partes.

Assim, a equipa do ComParte é especialista em fazer perguntas aos especialistas e em promover a sua colaboração, através da facilitação de encontros e modos de feedback construtivos.

Da psicologia à arte, com um percurso que passa pela intervenção sistémica familiar e comunitária, está com o ComParte desde o início. A ligação aos jovens e a busca por diferentes formas de expressão são os denominadores comuns das experiências que mais a inspiram!

Bruna Alves
Estratégia e Visão ComParte & Educação

Movida por causas de conexão social e colaboração, estudou psicologia e foi conhecer projetos sociais reconhecidos como boas práticas em Portugal e no mundo. O ComParte é um estilo de vida onde pode ser igual a si própria e concretizar sonhos de bem-comum.

Maria Minas
Metodologia, Parcerias e Comunicação

Apaixonada por pessoas e as suas histórias, acredita que a comunicação é um potente portal de mudança através do entendimento do outro. Canhota orgulhosa, está sempre pronta a ligar-se aos outros e a descobrir os seus mundos.

Marta Trindade
Estratégia e Visão ComParte & Integração

Licenciado em Direito, mas formado pelos escuteiros e pelos campos de férias, prefere uma boa conversa a estudar os códigos. O mais novo de quatro irmãos, foi-se safando por ser bem-disposto e despachado. Prefere subir montanhas do que descê-las.

João Melo
Conhecimento dos Prós, Equipa Educação

Gosta de casa cheia, de pessoas e de aprendizagens ao sabor de boas conversas. Adora o poder da música e da dança enquanto formas de conexão e relação. A energia vem da diferença dos dias, dos desafios constantes e da surpresa dos resultados.

Mariana Colaço
Gestão de Projeto

Movido por sonhos que realizam transformações profundas. Sensível a temas como inclusão social e envolvimento comunitário. Atraído por ações sistémicas. Passou pelas Ciências Sociais, Psicologia e tem muito gosto por assuntos que envolvam boas práticas de comunicação.

Fabricio Reis
Sustentabilidade

Com a equipa, trabalham de forma regular dois Prós:

Khoshnaf
Pró da Educação & Pró da Integração

Diaby
Pró da Integração

Contamos ainda com o contributo fundamental de consultores:

Margarida Alpuim Consultora metodologia
Wolfgang Lind Consultor metodologia
Emanuele Siracusa Fotografia
Enamul Hoque Fotografia
Miguel Vilaça Carneiro (MVC Design) Design
Bárbara Rocheta Design gráfico
Francisca Cardoso Design
Tiago Brito Website
Manuel Barbosa de Melo Design
Nuno Frazão Sustentabilidade

As Parcerias

A missão do ComParte assenta num trabalho de parceria com várias organizações que partilham propósitos comuns e metodologias complementares. Propomo-nos a estabelecer relações de confiança e de valorização mútua, geradoras de benefícios coletivos.

Os Amigos

O ComParte conta ainda com uma extensa rede de amigos que, de forma informal, vão contribuindo para a sua contínua construção e melhoria com sugestões, ideias, marcando presença e apoiando o projeto de diversas formas. É por este motivo que na casa do ComParte temos uma parede da gratidão, onde reconhecemos o contributo de todos os que fazem parte da construção deste projeto!