Áreas

Comparte & Educação

Na área da Educação, convidamos os jovens a partilhar as suas experiências e ideias sobre o que funciona e o que pode ser transformado na escola. Neste processo, os alunos reúnem diretamente com os decisores a diferentes níveis e o seu envolvimento é reconhecido como parte importante na construção de um sistema de educação a funcionar no seu melhor.

Atividades
Sessões de auscultação
Nestes espaços os Prós partilham com a equipa do ComParte a sua experiência na Escola, considerando o que funciona melhor e o que pode ser transformado, bem como propondo recomendações. Neste processo, cada jovem descobre o seu potencial em contribuir e toma consciência da importância da informação que partilha.

Encontros com Decisores
Depois de uma primeira fase de sessões com a equipa do ComParte, convidamos os Prós a partilhar as suas ideias e contribuições diretamente com os decisores. Os encontros são facilitados e preparados pelo ComParte para que cada jovem possa contribuir com o melhor de si.
O ComParte entrega também aos decisores um caderno com os testemunhos dos jovens e onde aprofunda os principais temas.

Residência de Prós
As residências são espaços de convívio e auscultação que ocorrem de forma mais intensiva, na casa do ComParte, com vista a aprofundar um tema ou recomendações específicas.

ComPrós
Convívios de jovens com a equipa do ComParte, que se realizam regularmente na casa do ComParte. Os Prós participam em atividades dinamizadas pela equipa e por eles próprios num clima de confiança e proximidade. Nestes convívios é reforçado o sentido de missão, partilha-se conhecimento e experiência sobre a Educação e fortalece-se o sentido de pertença.

Conferências de Prós
Para lá dos decisores, a experiência dos Prós tem a capacidade de inspirar diferentes públicos. Neste sentido, o ComParte organiza e participa em conferências onde os Prós transmitem o seu conhecimento à sociedade.

Campos de férias
Os campos de férias do ComParte realizam-se anualmente e reúnem os Prós num ambiente dinâmico e divertido, num local diferente. É um momento de aproximação à equipa do projeto, de reforço dos laços de amizade e de confiança, para aprofundar temas relevantes para a integração e de oportunidade para os Prós se reconhecerem como Prós.


“Estar aqui mudou a forma como vemos a direção. Os alunos precisam de saber que podem dar opiniões e ideias à direção” -Pró


“Os alunos são os melhores professores de um professor.” -Decisora


“A minha vontade de estar envolvida no funcionamento da escola aumentou muito e em mim mesma houve uma grande mudança, principalmente na forma de me expressar. Agora sinto que faço parte da escola e sinto que faço a diferença.” -Pró


“Este projeto permitiu, de uma forma salutar e descontraída, expor as ideias dos alunos” -Decisora

Comparte & Integração

No ComParte & Integração contamos com a experiência, vivência e conhecimento daqueles que encontram refúgio em Portugal. Convidamos os Prós da Integração a refletir sobre o acolhimento e integração na sociedade portuguesa e contribuir para o seu contínuo desenvolvimento com proposta de ideias a entidades decisoras.

Atividades
Sessões de Auscultação
Tipicamente realizadas na Casa ComParte, as sessões envolvem refugiados e requerentes de asilo de diferentes origens, que chegaram a Portugal há pelo menos 6 meses. Nestes espaços os Prós partilham com a equipa do ComParte a sua experiência de acolhimento e integração em Portugal, considerando o que funciona melhor e o que pode ser transformado, bem como propondo recomendações. Neste processo, cada refugiado descobre o seu potencial em contribuir e toma consciência da importância da informação que partilha.

Encontros com Decisores
Depois de uma primeira fase de sessões com a equipa do ComParte convidamos os Prós a partilhar as suas ideias e contribuições diretamente com os decisores.
O ComParte entrega também aos decisores um “Caderno de Devolução” com os testemunhos dos jovens e onde aprofunda os principais temas.

ComParte em Fusão
O ComParte em Fusão é uma verdadeira partilha de culturas e sabores. De 2 em 2 meses, um jantar multicultural é organizado na Casa ComParte com cerca de 60 convidados de diferentes origens, cada um trazendo e dando a provar receitas típicas do seu país, entre convívio, momentos artísticos e rodas de conversa. O ComParte em Fusão inspirou a criação do projeto “Café Mundo”, promovido pelo Take.it.

Retiros de Prós
Os retiros realizam-se anualmente e reúnem os Prós num ambiente dinâmico e divertido, num local diferente. É um momento de aproximação à equipa do projeto, de reforço dos laços de amizade e de confiança, para aprofundar temas relevantes para a integração e de oportunidade para os Prós se reconhecerem como Prós.

Conferências
A metodologia do ComParte leva os Prós a partilhar as suas ideias e contribuições diretamente com os decisores. Assim, o ComParte promove conferências e encontros entre Prós e Decisores que permitam partilhar a informação e estabelecer vias de comunicação e de confiança com a sociedade.


“Com o ComParte descobri o afeto Português e constatei a alegria da nova vida que estou a construir em Portugal. Obrigada por tudo.” -Pró (Costa do Marfim)


“Foi francamente estimulante e inovadora a forma como geriram este encontro, o que o tornou muito produtivo e enriquecedor. Agradeço esta oportunidade e teremos certamente mais formas de desenvolver a nossa cooperação no futuro.” -Decisora


“O mais importante é facilitar a vida dos refugiados novos pela forma menos formal… sem fronteiras.” -Pró (Palestina)